Descubra sete datas estranhas que os nova-iorquinos celebram

Em Nova York, tem dia pra tudo. Logo que me mudei pra cá, uma das coisas mais divertidas era descobrir datas, modas e celebrações peculiares que, na maioria dos casos, são criadas pelos nova-iorquinos e replicadas mundo afora. Conheça algumas dessas tradições:

Dia de mergulhar pra curar a ressaca de Ano-Novo

people-enter-the-water-while-taking-part-in-the-coney-island-polar-bear-clubs-annual-new-years-day-polar-bear-swim-in-new-yorks-coney-island-ay_100627328
Foto: Reprodução / Metro.uk

A receita que os nova-iorquinos criaram para curar a ressaca depois da virada do ano é de congelar. Em pleno inverno, centenas de pessoas se reúnem na praia de Coney Island, no Brooklyn, para um mergulho coletivo. Conhecido como Polar Bear New Year’s Day Swim, o evento é promovido pelo grupo mais antigo de nado coletivo de inverno dos Estados Unidos, fundado em 1903.


Dia de tirar as calças no metrô

1153688_1280x720
Foto: ABC News Channel NY

É um tanto estranho marcar num calendário que o segundo domingo de janeiro é o dia de tirar as calças no metrô e sair caminhando por aí. É o que os locais chamam de No Pants Subway Ride. Em 2014, no meu primeiro inverno na cidade, fui até o Brooklyn para assistir a um número considerável de pessoas se despindo publicamente. A parada final da brincadeira é a Union Square, onde centenas de pessoas tiram a roupa e entram no clima. Vira uma farra com direito a after parties.


Dia de subir o Empire State Building correndo

A participant climbs a flight of stairs during the 37th Empire State Building Run-Up running race in New York
Foto: Reprodução / http://www.chinadaily.com.cn

Não bastam as maratonas e circuitos de bicicleta que percorrem todos os distritos de Manhattan. Os nova-iorquinos, aparentemente, não se contentam em correr horizontalmente. Eles gostam é de subir na vida. Anualmente, ocorre a Empire State Building Run-Up, uma corrida pelas escadas do prédio icônico de 102 andares. A corrida vai do térreo do edifício até o 86º andar. Ao todo, são 1576 degraus, que já foram escalados em um recorde impressionante de 9min33seg pelo australiano Paul Crake, em 2003.


Dia de fazer uma guerra de travesseiros no parque

image-4-3d88344894a36fce25f884db174197dd-1024x683
Foto: Reprodução / http://www.spoiledny.com

Se tem uma coisa que os nova-iorquinos gostam é de uma boa guerra de travesseiros. O ringue da briga, chamada de Pillow Fight Day, é geralmente no Washington Square Park. Até mesmo marcas de roupas de cama incentivam a batalha e distribuem travesseiros que, no final da brincadeira, são doados a moradores de rua. É divertido e até poético dar bofetadas em estranhos enquanto penas brancas voam pelo ar.


No dia de se vestir de sereia, o topless é o dresscode

mermaidboobs
Foto: Reprodução / http://www.24sevenbrooklyn.blogspot.com

A celebração do Mermaid Day é uma das passeatas mais radiantes e coloridas de Nova York. A tradição de se vestir de sereia durante o verão começou há 34 anos em Coney Island, na beira da praia e com um parque de diversões ao fundo. Na data, milhares de pessoas se concentram na Surf Avenue para um desfile de figurinos que representam os mais variados personagens do fundo do mar, incluindo caranguejos, tubarões e polvos. Tem de tudo. O mais difícil de encontrar na passeata é um par de seios cobertos.

A próxima edição será no dia 19 de junho.


Dia de ver cachorros desfilando fantasiados

Foto: Hugo Garcia
Foto: Hugo Garcia

Os desfiles de Halloween são manjados! A data que os nova-iorquinos já celebram há 25 anos se chama Tompkins Square Halloween Dog Parade. É o dia de vestir os amiguinhos de quatro patas, que exibem seus figurinos feitos sob medida em um parque tranquilo da cidade. Se assistir aos adultos desfilando fantasias malucas no Halloween é divertido, ver a fofura dos cachorrinhos nova-iorquinos é ainda melhor!

O desfile de 2016 ocorre no dia 22 de outubro, das 12h às 15h, no Tompkins Square Park. Clique aqui e saiba mais.


Dia de andar de bar em bar vestido de Papai Noel

11990566_1022141477836510_7206490948491226473_n-0-01
Foto: Reprodução / http://www.ny.eater.com

Uma semana antes do Natal, Nova York amanhece cercada por jovens adultos vestidos de Papai Noel. A moral do “SantaCon” é usar roupas natalinas e sair para desbravar bares da cidade, o que faz com que a data seja conhecida por reunir milhares de bons velhinhos completamente embriagados. A tradição começou em 1994 em São Francisco e chegou em Nova York em 1998, quando um grupo de 200 pessoas vestidas de Santa Claus invadiram a quinta avenida. Hoje em dia, o SantaCon é celebrado por mais de 30 mil participantes somente na edição nova-iorquina, dando à Big Apple o título de capital da tradição, que acontece em 49 países e 355 cidades.

A próxima edição do SantaCon ocorre no sábado, dia 10 de dezembro de 2016. Clique aqui para saber mais.


Crédito da foto de capa: Reprodução / www.rzfimages.com

 

Advertisements

One comment

Submit a comment

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s