Fuerza Bruta: a bolha de euforia, força e leveza da Union Square

Eu tanto ouvia falar em Fuerza Bruta. O espetáculo do grupo argentino é o tipo de atração da cidade que está ali e que, mesmo sem a gente conhecer, temos a sensação de que ela vai continuar sempre ali, na Union Square. Assim como Coney Island, em um outro extremo de Nova York: há quase três anos morando aqui, já produzi matérias sobre a praia, escrevi textos sobre o que acontece por lá, mas nunca fui ver de perto. Coney Island está logo ali, intacta. Assim como o Wayra, do Fuerza Bruta.

Esse era o meu discurso até o último sábado, quando meu namorado acabou com meu comodismo e conseguiu ingressos para, finalmente, eu entender o que é o Wayra. No grupo de amigos dele, duas pessoas que trabalham no grupo já me alertaram: “Carol, você precisa conhecer. É a sua cara!”.

De fato, o Wayra é a minha cara: uma experiência cheia de vida, sedutora, que vai nos conquistando ao longo da apresentação. Vá assim como eu fui, sem pretensões e sem saber muito bem do que se trata. Pra não dar muito spoiler, posso contar que fiquei deslumbrada com o nível de interação que o espetáculo oferece. As cenas acontecem em um lugar que muito se parece com uma casa de shows: há um palco, uma banda que toca ao vivo, um DJ posicionado bem no alto, muitas luzes e você e uma multidão no meio da pista de dança, onde uma equipe monta e desmonta atos que impressionam. A leveza e a força do corpo humano se contradizem e se conectam com o público, que reage e interage com atmosfera que o Fuerza Bruta cria.

257A1094
Foto: Carol Matzenbacher

Durante 65 minutos, o público fica de pé para assistir a artistas que brincam em meio a efeitos de águas, vapores, luzes, cores, texturas e sons que transportam você a uma bolha de euforia. É um experimento de sensações que, sem dúvida, despertam os ânimos de qualquer um.

A atração pós-moderna que foi criada em Buenos Aires chegou ao Daryl Roth Theatre, na Union Square, como uma atração Off Broadway em 2007. Os ingressos custam US$ 75, mas se você tiver disposição e sorte, pode descolar tickets por US$20 com as loterias da bilheteria. Fique de olho no Groupon e afins! Clique aqui e saiba mais sobre o espetáculo.


Fuerza Bruta foi aprovado! Agora só falta Coney Island… Entre outros, que você acompanha aqui. 😉

Advertisements

Carol Matzenbacher

Já morou em Indiana e Nova York, mas nunca perdeu o sotaque porto-alegrense e o bom humor. Em pouco mais de dois anos na cidade como jornalista freelancer, a Carol descobriu centenas de estranhos e desenvolveu mil e uma habilidades. Não necessariamente nessa ordem, ela é daquelas que produz, apura, filma, edita, desenha, anima e finaliza com uma pirueta tripla e um solo no violão. Você acompanha o trabalho dela por aqui, ou aos domingos, no programa Manhattan Connection.

Submit a comment

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s