Artista brasileira retrata saudade da infância em exposição nas Nações Unidas

Nossa equipe foi conferir os trabalhos da Contemporary Earth Saloon, uma exposição de artes visuais que está na sede das Nações Unidas de Nova York até o dia 27, sexta-feira. Mais de 70 artistas de sete países conectam seus trabalhos por um dos quatro elementos da natureza, a terra. O projeto Terra, criado por Alcinda Saphira, é uma exposição itinerante que leva trabalhos de um canto do mundo para o outro desde 2007.

Uma das obras que você encontra por lá é da artista brasileira Elisa Carreno, trazendo uma tela pintada em Nova York em 2015, inspirada em suas próprias raizes. Na obra “Hugs and Siblings”, Elisa traduz o sentimento de nostalgia: “A minha referência vem de momentos de saudade da infância ao lado da minha irmã. Me mudei para cá há quase quatro anos e minha família está toda no Brasil” – conta.

A tela é composta por uma técnica mista, que usa tinta acrílica, nanquim, aquarela, sal, glitter e esmalte de unha. De natureza autobiográfica, o trabalho aborda referências que conduzem histórias, sonhos e sentimentos pessoais em seus traços. “Eu crio composições que sempre oscilam entre o controle e o caos, refletindo em uma navegação de influências opostas”  – explica.

Hugs-and-Siblings---Elisa-Carreno
“Hugs and Siblings”, por Elisa Carreno. Foto: Carol Matzenbacher

Depois das Nações Unidas, a próxima parada de Elisa será a capital francesa. O trabalho dela segue para Paris no segundo semestre deste ano.

Elisa Carreno nasceu em São Paulo e se formou em Educação Artística pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) em 2011. Ela se mudou para Nova York no ano seguinte para aprimorar seus estudos em escolas como a Art Students League of New York e a Bruce High Quality Foundation no Brooklyn. Há três anos, é membra do Brooklyn Art Space, um centro artístico local compartilhado por mais de 200 artistas. Acesse o site da Elisa (link aqui) para saber mais sobre seu trabalho.

Contemporary Earth Saloon
De 23 a 27 de maio
Local: United Nations Headquarters
46th Street & 1st Avenue
New York – NY 10017

Advertisements

Carol Matzenbacher

Já morou em Indiana e Nova York, mas nunca perdeu o sotaque porto-alegrense e o bom humor. Em pouco mais de dois anos na cidade como jornalista freelancer, a Carol descobriu centenas de estranhos e desenvolveu mil e uma habilidades. Não necessariamente nessa ordem, ela é daquelas que produz, apura, filma, edita, desenha, anima e finaliza com uma pirueta tripla e um solo no violão. Você acompanha o trabalho dela por aqui, ou aos domingos, no programa Manhattan Connection.

Submit a comment

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s