Abraço Espresso: para pegar um café e lagartear sob o sol

Nova York tem umas coisas esquisitas. Fico pensando como certas coisas viram moda como, por exemplo, o café Abraço. É um lugar minúsculo. Jamais seria minha primeira opção. Afinal de contas, tomar café é um ritual… Um pretexto para sentar e jogar conversa fora. Pois é, no Abraço não dá para sentar, sequer tem mesa.

Se eu não convidaria ninguém para ir lá, não significa que eu não possa ser convidada. Uma amiga que mora no Upper West Side, no outro lado da cidade (a cafeteria fica no East Village), me disse: “Como pode você morar a uma quadra do Abraço e nunca ter ido lá? Você tem que ir lá, sim, senhora”. Lá fomos nós tomar café de pé.

Café Abraço Espresso - Foto: Carol Matzenbacher

Acontece que o Abraço começa ganhando as pessoas pelo nome: dizem que foi inspirado na música do Gil, Aquele Abraço. Pergunto se o Gil saberia disso!? O dono do café não só confirma o mito, como abre um sorrisão e conta que é fã da música brasileira. Ele tem o maior cuidado com a qualidade. O grão é moído na hora e quem prepara a bebida é especialista no assunto. O café vem direto do Brasil. “Não é porque este lugar tem referências brasileiras, mas é porque o grão do Brasil é o melhor que existe.” Enquanto ele explica tudo isso, serve um espresso e ergue os braços para o alto quando a Bossa Nova começa a tocar.

Foto: Carol Matzenbacher
Enquanto prepara um espresso, o dono do café joga as mãos para o alto quando a Bossa Nova começa a tocar.

A história de não ter mesa acaba virando algo legal. Rola uma social na calçada da frente… Quase como a social que rola nos botecos brasileiros – quase. É um lugar que virou point de uma galera que mora ou estuda ali por perto. Para resumir a história, virou um dos meus lugares preferidos para tomar um café e um solzinho, sentada na escada de algum prédio dos arredores. 

Agora, sempre que vou lá, imagino que seria legal encontrar Gil lagarteando no sol e curtindo um café meio brasileiro, meio americano, que celebra a música dele e o nosso Brasil.

No mapa a seguir, saiba onde encontrar o Abraço Espresso:

Advertisements

Candice Carvalho

Candice Carvalho vive em NY desde 2008. É jornalista, faz parte da equipe da Globo News nos EUA e estuda Relações Internacionais na Universidade de Nova York.

Submit a comment

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s