O dia em que me senti uma artista no MoMA

por Fernanda Braune*

Como aproveitar Nova York de graça? De férias do mestrado, eu queria passar um dia de completo lazer na cidade, mas sem gastar muita coisa. Descobri que vários museus dão entrada gratuita a estudantes de universidades locais e que um deles é o MoMA, o Museu de Arte Moderna. Uma das exposições itinerantes em destaque é dedicada às obras em monotipo do artista francês Edgar Degas.

“Monotipo? O que é isso?” É uma técnica de gravura em que se pinta ou desenha numa plataforma não absorvente (pode ser uma placa de cobre ou vidro, por exemplo) e depois passa o que foi feita nessa plataforma para o papel. Esse processo se dá colocando o papel em cima da placa e passando um tipo de “rolo compressor” por cima dos dois.

O MoMA está oferecendo workshops em monotipo como forma de atração e divulgacão da exposição e é de graça para os visitantes. Nunca tive aptidão para artes manuais, mas resolvi tentar. Fui a última a conseguir entrar, porque o workshop lota. Eles dizem para chegar meia hora antes do início, mas se você realmente quiser ir, é melhor chegar em torno de uma hora antes.

A primeira coisa a fazer é colocar um avental e luvas e já pode começar a testar o que vai pintar. A professora faz uma demonstração das diversas possibilidades de uso da técnica e o aluno tem direito a três impressões durante os 75 minutos de aula. O legal do monotipo é que você pode pintar usando vários objetos diferentes. Tendo uma placa de vidro como base, pudemos usar nossos dedos, pincéis, esponjas, cotonete, lencinho de tirar maquiagem e até nossos cotovelos para colocar a tinta preta na placa. Cada um desses objetos tem um efeito diverso no vidro. Então, o negócio é sair inventando para ver no que dá.

Eu resolvi deixar meu lado artístico-surrealista aflorar, e o resultado foi este aqui:

Já que você estará no MoMA, vale super a pena conferir a exposição com as obras do Degas. O artista francês começou a usar essa técnica a partir dos anos 1870, retratando a Paris moderna, cheia de movimentos, carros e estranhos nas ruas. Degas aproveitou as oportunidades oferecidas pelo monotipo para mostrar a cidade em revolução, pintando as mesmas cenas diversas vezes, variando tons, luminosidade e textura. Para ele, não havia uma obra pronta, mas em construção, por isso ele fez tantos quadros “iguais”.

Ter participado do workshop fez com que eu admirasse ainda mais as obras dele. A exposição vai até o dia 24 de julho. Programa super recomendado!

Workshop
Degas in Process: Make a Monotype
Dias 7 e 14 de junho
Horários: Meio-dia e 13:45hs
Duração: 75 minutos
Local: MoMA

Exposição
Edgar Degas: A Strange New Beauty
Até o dia 24 de julho
Horário: 10:30 – 17:30
Local: MoMA
11W 53th st, New York, NY

 

Fernanda Braune é mestranda em Jornalismo na New York University.

Advertisements

NY Like a Local

Somos quatro brasileiros compartilhando a experiência de viver em Nova York. Todos os dias, descobrimos algo novo nesta cidade. Vamos ajudar você a não perder tempo com dicas furadas, para viver a cidade do jeito que ela deve ser. Como um local. Like a local!

Submit a comment

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s