North Fork of Long Island: a maior produção de vinhos no leste dos EUA

A ideia de visitar alguma vinícola de North Fork veio depois da maioria dos planos para o fim de semana dar errado. Logo quando tudo prometia tanto: compras feitas, carro alugado (e pago!), um quarto bem ajeitadinho para me receber perto da praia, Google Maps perfeitamente funcionando no celular com dicas de restaurantes, bares, praias, parques e atrações variadas, dias definidos para cada atividade e… chove nos dois dias.

Então, com tudo comprometido, restou olhar a última opção: uma vinícola. Última opção porque vinhos produzidos em NY não devem ser bons, certo? Errado! Muita pesquisa envolve a produção dos vinhos por aqui e não ficam devendo em nada ao restante dos Estados Unidos (como os do Napa Valley) ou do mundo. Uma vez ouvi que a região de North Fork of Long Island é uma mistura dos campos da Toscana na Itália com as praias de Cape Cod no Massachusetts. A definição nunca pareceu tão perfeita. É possível passar por infinitas videiras e, de repente, avistar o mar em menos de dez minutos de estrada.

IMG_20160719_143459

Falando em estrada, a rota ideal é seguir Interstate 495 East até acabar e continuar na direção leste pelas estradas NY-48 East ou NY-25 East, ambas conhecidas como Wine Trail. A lista completa com as vinícolas da região você encontra aqui! É possível fazer uma degustação em quase todas elas sem horário marcado, a não ser que você tenha um grande grupo – maior do que seis pessoas. Cuidado também se decidir visitar nos finais de semana: como os locais viajam nesta direção durante o verão, ainda que não tenha trânsito, pode ser que as vinícolas estejam lotadas.

IMG_20160719_144739

A vinícola que tomei de exemplo foi a Duck Walk Vineyard. O galpão que aparenta ser bem maior por fora se revela aconchegante por dentro. É ali que a degustação pode ser feita: cinco pequenas taças com os vinhos de sua escolha por somente US$ 8. Eles também possuem queijos e outros acompanhamentos se o cliente desejar. Dos vinhos que provei, achei todos sólidos: nenhum causou grande impressão, com exceção do Riesling safra 2014. Eu, que sou mais chegado nos tintos, confesso que esse branco chamou minha atenção e acabei até comprando uma garrafa por US$ 18.

IMG_20160719_150147

Além da degustação, o local oferece um aconchegante jardim onde é possível apreciar os vinhos com vista para a plantação de uvas. A intenção agora é voltar para North Fork com mais alguém disposto a dirigir e, quem sabe, visitar umas três vinícolas por dia!

IMG_20160719_144145

E uma dica para o final do dia é aproveitar a pitoresca cidade de Greenport, que fica a 20 minutos de carro apenas. Após beber bastante, um lugar repleto de restaurantes e bares (casuais ou formais) é perfeito para matar a fome! E perfeito também para relaxar nas suas pequenas lojinhas e cafés antes de enfrentar a longa volta de três horas (já contando com um pouco de trânsito e uma pausa para abastecer) para Manhattan.

IMG_20160719_142820DSC_0123DSC_0122DSC_0127

Advertisements

Artur Gelumbauskas

Artur Gelumbauskas é paulistano orgulhoso da cidade onde viveu por 27 anos. Em Nova Iorque desde 2012, sua principal ocupação é a carreira em Wall St. Além disso, é músico (baterista), fotógrafo e tradutor. Como hobby, sempre viaja o Estado em sua moto e documenta tudo com suas lentes. Agora, também vai ajudar o nylikealocal.com compartilhando suas experiências! ////////// Artur Gelumbauskas is Brazilian proud of his Sao Paulo City where he lived for 27 years. In New York City since 2012, his main occupation is his career in Wall St. Besides that, he is a musician (drummer), photographer and translator. As a hobby, he is always travelling the state in his motorcycle and documenting everything through his cameras. Now it is time to help nylikealocal.com and share his experiences!

Submit a comment

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s