Hometown BBQ: conheça o verdadeiro churrasco americano

O churrasco americano é diferente. Ponto. Não venha pra cá pensando que vai achar picanha, alcatra ou fraldinha. E não é a mesma coisa que uma steakhouse, onde se encontra carnes com cortes de certa equivalência aos nossos. Do mesmo jeito que, eu que venho de São Paulo, tenho que abstrair a comparação entre a pizza daqui com a da minha querida cidade natal, você precisa ter isso na cabeça sobre o Bar-B-Que americano: não compare!

Com isso em mente, como mostrado na Business Insider em 2015, você pode desfrutar do segundo melhor BBQ dos Estados Unidos de acordo com Johnny Fugitt, autor do livro The 100 Best Barbecue Restaurants in America: o Hometown BBQ! O dono, Billy Durney, resolveu transformar seu hobby em negócio em 2013 e fez a vida de quem é local muito feliz.

DSC_0531
Bar do Hometown BBQ: local bem descontraído para pedir suas cervejas ou Moonshine! Foto: Artur Gelumbauskas

O Hometown BBQ fica no bairro de Red Hook, no Brooklyn, e chegar lá não é a coisa mais fácil do mundo. A dica dos locals é usar a balsa da Ikea, que sai do Pier 11 em Manhattan, onde a Wall Street acaba. Durante a semana, o passeio custa US$ 5, mas é de graça durante os fins de semana. Pegar a balsa deixa o trajeto mais confortável e com uma vista muito mais agradável do que qualquer outra opção para chegar lá.

DSC_0532
Cozinha onde as carnes são defumadas e cozinhas. Foto: Artur Gelambauskas

O restaurante em si é bem ao estilo texano: você passa no bar pra pegar o que quiser tomar (dica: cerveja! Ou melhor, Moonshine!), escolhe as carnes, os acompanhamentos e pega a primeira mesa vazia. Sem serviço, tudo muito simples. A fila para a comida pode ser longa em horários de pico, então o ideal é ir num grupo de amigos e ficar tomando uma enquanto não chega a sua vez. Além disso, o palco tem sempre boas bandas de diferentes estilos tocando e um telão móvel para transmitir algum jogo importante do dia.

DSC_0530
Foto: Artur Gelambauskas

Agora, a parte que realmente interessa: tudo lá é uma delícia. O cardápio completo você confere aqui, mas aqui vai o meu pedido favorito:

– Brisket (peito bovino)
– Pulled Pork (porco desfiado)
– Lamb Belly (barriga de cordeiro desfiada)
– Beef Ribs (costela bovina)
– Spare Ribs (costela suína)

– Mac+Cheese (macarrão com queijo! Como poderia ser ruim?)
– Smoked Beans (feijão defumado)
– Corn Bread (pão de milho, mas parece mais um bolinho do que o que conhecemos no Brasil)

IMG_20160816_162307
Acompanhamentos: Corn Bread, Mac+Cheese, Collard Greens e Smoked Beans. Carnes: Brisket (canto superior direito), Lamb Belly (meio) e Pulled Pork (canto inferior direito). Foto: Artur Gelumbauskas

E o melhor é que tudo é preparado no local e algumas carnes levam mais de oito horas na função de assar e defumar. E aí, vai encarar? Se você quer saber o que um bom local faz no sábado à tarde, pegue essa balsa, peça umas cervejas e espere a carne sair.

Advertisements

Artur Gelumbauskas

Artur Gelumbauskas é paulistano orgulhoso da cidade onde viveu por 27 anos. Em Nova Iorque desde 2012, sua principal ocupação é a carreira em Wall St. Além disso, é músico (baterista), fotógrafo e tradutor. Como hobby, sempre viaja o Estado em sua moto e documenta tudo com suas lentes. Agora, também vai ajudar o nylikealocal.com compartilhando suas experiências! ////////// Artur Gelumbauskas is Brazilian proud of his Sao Paulo City where he lived for 27 years. In New York City since 2012, his main occupation is his career in Wall St. Besides that, he is a musician (drummer), photographer and translator. As a hobby, he is always travelling the state in his motorcycle and documenting everything through his cameras. Now it is time to help nylikealocal.com and share his experiences!

One comment

Submit a comment

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s