Sobre mudanças, o Brooklyn e achar o meu lugar em Nova York

Enquanto escrevo, me pego distraída observando a chuva lá fora. Não consigo enxergar o Empire State da minha janela por conta das nuvens, mas nem ligo. Quando morava em Manhattan, precisava prestar muita atenção nas gotas que se acumulavam na escada de incêndio pra ter certeza de que deveria levar guarda-chuva. Distinguir os pingos da parede cinza emoldurada pelas minhas janelas era uma missão quase impossível.

Processed with Snapseed.

Morar em uma cidade como Nova York (e existe outra parecida?) nos faz valorizar certas coisas que nem passavam pela nossa cabeça: escolher um prédio que tenha lavanderia, já que os apartamentos raramente têm máquina de lavar – e área de serviço não existe –; habituar-se a usar a secadora, já que varal é item de luxo; pensar na posição do sol durante as estações do ano – no meu antigo apartamento, alguns raios se arriscavam a aparecer no verão; ponderar se prefere ficar perto da estação do metrô ou longe do barulho em um lugar que usar carro no dia a dia parece uma decisão estúpida e masoquista.

14115607_10154564507237164_8341582009186640095_o

Assim que assinamos o contrato do nosso apartamento em Gramercy Park, eu e meu marido começamos a considerar a possibilidade de escolher o próximo endereço no Brooklyn. O mundo é diferente a 15 minutos de Manhattan. E por mais que eu tenha me esforçado para pertencer àquela ilha dos filmes e séries, agora, ao menos, meu lugar fica em uma vizinhança com mais árvores, menos prédios altos e mais townhouses. Menos lojas de grife e mais bodegas. Sempre sabendo que estou a três estações do lugar que fez eu me apaixonar por Nova York em primeiro lugar.

Advertisements

Gabriele Branco

Mudou o endereço de Porto Alegre para Nova York em 2015, mas desde que pisou em Manhattan pela primeira vez, em 2012, sentiu que era o tipo de ar certo para ela. Apaixonada pelo jornalismo e vivendo de freelances, se arrisca atrás das lentes e se sente completa ao compartilhar suas histórias por aí.

Submit a comment

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s