18 coisas para fazer no Natal em Nova York

Em Nova York, o Natal é digno de fazer qualquer adulto se sentir uma criança. São várias as opções de coisas para fazer nessa época do ano. Compras, passeios, experiências gastronômicas. Para quem mora aqui, a sensação é de que a cidade inteira muda em dezembro, tanto nas regiões turísticas quanto nos bairros mais locais. Luzinhas e decorações tomam conta das ruas, lojas e casas; as cafeterias servem sabores sazonais, as músicas temáticas tocam sem parar. Você anda pelas ruas mais movimentadas de Nova York e sente cheiro de Apple Cider, vê voluntários balançando sininhos enquanto dançam e arrecadam doações. Ah, e claro: as farmácias ficam cheias de opções de presentinhos, chocolates e enfeites à mostra. Não tem como não entrar no clima.

É muito bacana ver a cidade assim, cheia de atrações. Se você tem planos de vir a Nova York no Natal, algumas dicas: agasalhe-se (um bom casaco, luvas e touca são essenciais!) e tente acordar cedo para aproveitar a claridade do dia – nessa época, o sol se põe por volta das 16h. Vale lembrar que a cidade fica lotada de turistas, especialmente nos finais de semana; portanto, tente visitar as atrações durante a semana para não ter que enfrentar filas e multidões.

No resto, pode deixar com a gente: o NYlikealocal preparou uma lista de atrações que você não pode deixar de conhecer nessa época do ano.

No mapa abaixo, confira todas as dicas direto no Google Maps! A dica é baixar o aplicativo no seu celular a abrir nossos mapas enquanto estiver em Nova York.

New York City PASS - Save 40% to the 6 best New York Attractions!

.

1 – Conhecer a Árvore de Natal do Rockefeller Center

257a0100
Foto: JD Grayson / NYlikealocal.com

A mais famosa árvore de Natal do mundo é uma das maiores atrações de Nova York nesta época. Com quase 30 metros de altura, o pinheiro em exposição é o segundo maior da história do Rockefeller Center. Os títulos da árvore de mais de 90 anos não param por aí: ela é também a mais larga e mais pesada, com 14 toneladas. A iluminação é por conta das 50 mil luzinhas sustentáveis que se conectam com painéis solares posicionados no alto do Rockefeller Center. E, claro, não dá pra esquecer da estrela cravejada com 25 mil cristais swarowski que enfeita o topo da Rockefeller Center Christmas Tree há 12 anos.
Caminhar pelo Rockefeller Center nessa época do ano pode ser um desafio – todos os anos, cerca de 125 milhões de pessoas visitam o espaço na época do Natal. Tente programar sua visita ao longo da semana se você prefere ficar longe de multidões!


.

2 – Ver a pista de patinação do Rockefeller Center

257a0039
Foto: JD Grayson / NYlikealocal.com

Ver a pista de patinação do Rockefeller Center nunca é demais, mesmo que não for pra patinar. Sempre tem momentos engraçados e alguns tombos que valem a pena ser presenciados! Se você quiser arriscar, saiba que é possível garantir ingressos para patinar no Rockefeller Center pela internet. Não deixe de conferir o nosso guia com 10 lugares para patinar no gelo em Nova York.

As lojas ao redor do complexo ganham decorações natalinas muito bonitas. A loja da Lego ainda faz a alegria da criançada que viaja com os pais.


.
3 – Assistir ao show de luzes e ver as vitrines da loja Saks

257a0124
Foto: Carol Matzenbacher / NYlikealocal.com

Sempre me emociono com o show de luzes que cobre a fachada da loja Saks, localizada na quinta avenida, exatamente em frente ao Rockefeller Center. Pra quem não conhece, a Saks Fifth Avenue é uma das grandes lojas de departamento de Nova York que se veste de Natal nessa época do ano.  As vitrines que ficam completamente enfeitadas dão gosto de ver. Todos os dias, a parte externa da loja se transforma com uma projeção multicolorida que cobre os 10 andares da Saks Fifth Avenue com um show de luzes de arrepiar. Fique de olho no horário: a projeção é feita a cada 10 minutos, das 17h às 23h.


.

4 – Caminhar pela quinta avenida para ver as vitrines de Natal

vitrine-saks
Foto: Carol Matzenbacher / NYlikealocal.com

Além da Saks, a caminhada pela glamourosa 5th Avenue vale para conferir muitas outras famosas vitrines que competem pela atenção dos transeuntes. Vale prestar atenção nas vitrines da Barneys, Bloomingdale’s, Bergdorf Goodman, Lord & Taylor, Tiffany & Co. e Henri Bendel também. As lojas competem em originalidade e são elas que lançam as tendências de vitrinismo para o resto do mundo.

O site Vem Pra NY fez um passeio completo pelas vitrines de Natal de Nova York, vale a pena conferir!


.

5 – O Bryant Park merece muito um passeio

village
Foto: Carol Matzenbacher / NYlikealocal.com

O único lugar onde você encontra uma pista de patinação e uma feira de Natal no mesmo espaço nesta época do ano é na a Winter Village do Bryant Park. Algumas curiosidades: o ingresso para patinar no gelo é de graça se você levar seus próprios patins (o Bryant Park cobra somente pelo aluguel dos calçados). Vale destacar também que a feira de Natal do parque fica aberta até janeiro –  a maioria das feirinhas fecha no dia 24 de dezembro. Você vai adorar conhecer um dos mais tradicionais pontos para curtir o Natal no coração de Manhattan.

Conheça 10 lugares para patinar no gelo em Nova York.

Saiba tudo sobre todas as feiras de Natal da cidade.


.

6 – Entrar no clima de Natal no restaurante alemão Rolf’s

rolfs
Foto: Divulgação / Rolf’s

Não precisa ser Natal para você entrar no clima do feriado quando se está no Rolf’s.
De novembro até o fim de maio, o restaurante alemão fica completamente decorado com todos os tipos de ornamentos natalinos que você pode imaginar.As paredes e o teto do lugar ficam forrados com belas decorações que impressionam: eu, particularmente, nunca vi um lugar tão enfeitado para a estação.

É preciso garantir reservas com um bom tempo de antecedência para conseguir uma mesa na época do Natal. Mas, é claro, se você estiver nas redondezas e quiser dar uma passadinha para se deslumbrar com a decoração, as portas do Rolf’s ficam abertas diariamente das 12h às 22h.

Reservas: ☎ 212-477-4750 ou 212-473-8718


.

7 – Espetáculo The Rockettes no Radio City

new-york-at-christmas-bus_rockettes
Foto: Divulgação / Christmas Spectacular

As Rockettes são a cara dos Holidays. O grupo existe desde 1925 e performa há 84 anos no Radio City Music Hall, trazendo o espírito natalino para o palco durante cinco dias da semana nesta época e misturando dança moderna com balé clássico. Os ingressos podem ser comprados online ou na bilheteria do local.


.

8 – O Quebra Nozes no Lincoln Center

pk-nutcracker-snowflakes-circle-2015_1000
Foto: Divulgação / New York City Ballet

As composições de Tschaikovsky  dão vida ao Natal em qualquer época do ano. Entrar no espírito do feriado assistindo ao O Quebra-Nozes na versão de George Balanchine é o convite que o New York City Ballet faz todos os anos. Se você está procurando por uma atração cultural para o Natal deste ano, não deixe de garantir seus ingressos para assistir ao espetáculo que ocorre diariamente no David H Koch theater, no Lincoln Center, até 31 de dezembro. Os ingressos vão de US$ 45 a US$ 285. Clique aqui para acessar a bilheteria.


.

9 – Ver as casas iluminadas no Brooklyn

21
Foto: Teddy Wolf / Timeout Magazine

Se você quer ir ver de perto as casas mais iluminadas de Nova York, anote este nome: Dyker Heights. O bairro que é reduto de italianos em Nova York deu início à tradição de trazer o espírito natalino ao Brooklyn ainda na década de 80 com apenas uma casa iluminada. Hoje em dia, enfeites motorizados e luzinhas que cobrem as casas por completo ganham a atenção tanto dos locais quando de mais de 100 mil turistas de todos os cantos do mundo. Tem gente que acha brega. Mas, no Natal, tudo é permitido!

É preciso ter um pouco de paciência para chegar até as casas iluminadas, tanto é que muitas empresas de turismo criam passeios especiais nessa época do ano. Mas se você topa a aventura de ir conhecer Dyker Heights como um local, aqui vão algumas dicas. Pegando a linha N do metrô com destino a Coney Island (Brooklyn), você deve parar na estação Fort Hamilton Parkway. Depois, são cerca de 20 minutos de caminhada para chegar até o local. Confira este site que dá as instruções de como chegar lá.


.

10 – Sentir o clima de Natal no Columbus Circle

columbus_circle
Foto: Carol Matzenbacher / NYlikealocal.com

O Columbus Circle Winter Market ganha pontos por ter entrada para o Central Park e pela variedade de lojinhas que o espaço oferece. Mas não é somente pela feira de Natal que você deve conhecer a região no mês de dezembro. Pra quem não sabe, o Columbus Circle é uma rotatória que fica na rua 59, do lado oeste do Central Park. É lá que você encontra o shopping Columbus Mall, que fica decorado com luzinhas de Natal e as tradicionais estrelas iluminadas que mudam de cor. Até o dia 12 de dezembro, o shopping oferece apresentações da Broadway de graça, outro motivo para visitar o espaço.

Clique aqui para conferir todas as informações sobre a feira de Natal do Columbus Circle.


.

11 – Fazer um tour gastronômico pela Winter Village da Union Square

winter_village_union_square_nylikealocal
Foto: Carol Matzenbacher / NYlikealocal.com

Quando você sai do metrô na estação Union Square em dezembro, você se dá de cara com uma das minhas feiras de Natal favoritas – e se você é fã de uma farra gastronômica, tenho certeza que vai concordar comigo. Isso porque a Holiday Market da rua 14 é uma das que oferece maior diversidade: são mais de 30 barraquinhas de comida assinadas por restaurantes conhecidos na cidade. Eles só perdem para a Winter Village do Bryant Park na variedade gastronômica, mas a Union Square ganha pontos por ser menos turística. A dica dos locais é começar o passeio com um chocolate quente do No Chewing Allowed.

Clique aqui para conferir todas as informações sobre a feira de Natal da Union Square.


.

12 – Se vestir como Papai Noel e sair pra beber nos bares de Nova York

santa_con2016
Participantes do Santa Con 2016 caminhando pelas ruas de Nova York. Foto: Carol Matzenbacher

Nova York tem destas datas estranhas e divertidas. O SantaCon é o dia em que os nova-iorquinos se vestem de Papai Noel e saem para beber de bar em bar. Este ano, o evento já aconteceu no dia 10 de dezembro. Clique aqui para saber mais sobre essa comemoração divertida e peculiar.


.

13 – Conhecer a montagem de Natal do Jardim Botânico do Bronx

1445976129-new_york_botanical_gardens_holiday-train-show-tickets
Foto: Divulgação / NYBG.com

Se você veio passar o Natal com crianças em Nova York, outra opção é ir conhecer o jardim botânico do Bronx. O show de trens natalino completa 25 anos e passa por 150 pontos tradicionais como Brooklyn Bridge e Estátua da Liberdade. Recentemente, a brincadeira foi expandida e até Coney Island faz parte do repertório. Corais também entram na roda, completando a sensação de passar o Natal como um legítimo americano. O show vai até dia 16 de janeiro, agende-se! Dica: é mais barato fazer o passeio durante a semana e também há a opção adulta, com carrinho de bebidas incluído por US$ 35. Compre seu ingresso aqui.


.

14- Na Grand Central, também tem feira de Natal!

image
Foto: Reprodução / Timeout.com

Se estiver chovendo ou nevando, não se preocupe: a estação Grand Central abriga uma das mais clássicas feirinhas de Natal da cidade. A Grand Central Holiday Fair recebe o título de feira coberta anual mais antiga de NYC. Ela é também uma das maiores: o salão Vanderbuilt Hall recebe todos os anos, aproximadamente, 70 lojinhas. Clique aqui para conferir datas e horários.


15 – Os grandes ornamentos de Natal ficam na Sexta Avenida

257a0222
Foto: Carol Matzenbacher / NYlikealocal.com

É de frente para o Radio City e a uma avenida do Rockefeller Center que você encontra os famosos ornamentos gigantes que ficam expostos há anos na Sexta Avenida. Além das bolas vermelhas, há também as enormes luzinhas de Natal e muitas árvores enfeitadas para garantir o espírito Natalino de quem passa pela rua. Vale a pena dar uma passada.


.

16 – Curtir as diversas atrações do Brookfield Place

Processed with VSCO with c1 preset
Foto: Gabriele Branco / NYlikealocal.com

Não faltam atrações durante o ano todo no Brookfield Place, mas o Natal vem com um gostinho especial. Além da pista de patinação com uma das vistas mais encantadoras que já visitamos, as árvores de Natal e as luzes penduradas no jardim de inverno do shopping são deslumbrantes. O Papai Noel também recebe crianças por lá, e durante a espera para conversar com o Bom Velhinho é possível participar de atividades natalinas no endereço. Ah! Dá pra agendar a visita com o aplicativo Ritual usando o código SANTA e escapar da fila. Mais uma dica especial dos locals: no Le District, mercado francês ao estilo do Eataly que fica dentro do complexo, você pode experimentar um Nutella Latte viciante! Deixar para fazer uma refeição por ali também é uma boa ideia, são muitas as boas opções para quem gosta de gastronomia.


.

17 – Ver as vitrines da loja Macy’s

257a9986
Foto: Carol Matzenbacher / NYlikealocal.com

Não é de hoje que as lojas de Nova York enfeitam suas vitrines com temáticas natalinas. Em 1870, a Macy’s foi a primeira loja de departamento a trazer o espírito de Natal ao que caminham pela rua 34. Hoje em dia, mais de 10 mil pessoas passam em frente à loja diariamente. As vitrines deste ano seguem o tema “Believe”, em homenagem aos nove anos da grande placa de Natal que enfeita a fachada da loja.

A Macy’s é parada obrigatória de Natal por dois outros motivos: dentro da loja, tem Papai Noel no oitavo andar você encontra todos os enfeites de Natal imagináveis no nono andar. Boas compras!


.

18 – Conhecer a história do Harlem em um tour especial de Natal

screen-shot-2016-12-19-at-12-15-52-am
Foto: Carol Matzenbacher / NYlikealocal.com

Outra dica cultural e absolutamente local para o Natal deste ano é participar de um tour que conta a história do Renascimento do Harlem. No passeio, um grupo de artistas e dançarinos guiam você pelas ruas que fizeram parte do movimento cultural da década de 20. Alunos do instituto FIT decoraram as vitrines do bairro (de forma singela, diga-se de passagem) para sinalizar os pontos históricos de forma natalina. Os tours guiados saem da Frederick Douglass Boulevard e fazem oito paradas que vão da rua 144 até a 122. Clique aqui para conferir datas e horários.

Advertisements

Submit a comment

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s