O que esperar do inverno em Nova York

Se já é difícil de prever o tempo morando em Nova York, imagine para você que, à distância, tenta entender as condições de um clima subtropical úmido que contempla temperaturas entre -15°C e 40°C. A gente já sabe bem que a cidade é reconhecida pelas suas quatro estações do ano bem definidas, mas vamos combinar: o inverno sempre tem chances de ser mais longo do que a gente imagina.

Este ano, completo meu quarto inverno morando aqui em Nova York. Confesso que suportar o frio nunca foi fácil. Começando com o fato de que escurece cedo: o sol se põe logo após as 16h (a primeira dica que um local pode dar é acordar cedo para aproveitar a claridade lá fora). Outro ponto complicado é que,  na verdade, o frio dá as caras logo em novembro e pode não dar trégua até abril. Não estou dizendo que não gosto do inverno e que não goste de frio  – muito pelo contrário! Sou gaúcha e já morei no estado de Indiana, aqui nos Estados Unidos, onde faz -10°C facilmente no inverno. Tudo bem, tem calefação em tudo, mas fica, sim, mais difícil de desbravar a cidade quando o vento gelado bate no rosto. A questão é que Nova York é o tipo de lugar que a gente está sempre na rua, seja com chuva, sol ou neve – esta última, tão misteriosa, desejada e imprevisível, pode aparecer a qualquer momento.

Siga o @NYlikealocal no Instagram!

img_0312
Um dos lagos do Central Park coberto por neve em 2015. Foto: Carol Matzenbacher

Aqui no NYlikealocal:
:: Saiba onde e como patinar no gelo
:: Confira 18 atrações de Natal em Nova York
:: Seis coisas que podem acontecer depois que você se muda para NYC
:: É possível, sim, amar o inverno nova-iorquino
:: Veja como os parques ficam num dia de neve

A primeira neve demorou um pouco para aparecer, mas já deu as caras por aqui este ano algumas vezes. Tivemos uma semana gelada, com mínimas de -7°C e com sensações térmicas que chegaram a -16°C! A onda de frio extremo veio, voltou, passou e, em seguida, todo mundo volta a querer saber quando deve nevar novamente.

Quando pode nevar?

No meu primeiro ano em Nova York, em 2013, os primeiros flocos de neve foram registrados na manhã do dia 12 de novembro. Lembro que meu pai estava na cidade e pulamos da cama antes de amanhecer para ver meia dúzia de bolinhas brancas no ar. A promeira neve sempre deixa todo mundo entusiasmado. Aquele acabou sendo um inverno longo e rigoroso. Na temporada toda, foram 25 dias de neve que se estenderam até abril. Foi a primeira vez que vi neve ao som de pássaros, durante a primavera.

boots2
Contado os centímetros de neve em 2014. Foto: Carol Matzenbacher

Em 2014, começamos bem: uma nevasca atingiu a cidade logo na véspera do feriado do Dia de Ação de Graças, no dia 26 de novembro. A precipitação foi o início do inverno mais duro que já passei por aqui até agora. Dos 30 dias de neve, 11 deles foram em fevereiro. O mês mais curto de 2015 foi considerado o mais frio em Nova York dos últimos 81 anos. Para você ter uma ideia, a média de temperaturas do mês inteiro foi de -4°C! Ou seja, mais de metade do mês esteve sob temperaturas máximas abaixo de zero. Isso sem mencionar a sensação térmica, que chegou a 30 graus negativos.

Foi um inverno gelado pra caramba. Enquanto os rios Hudson e East contornaram a ilha de Manhattan com blocos de gelo, os lagos do Central Park viraram zonas desertas. O frio era tanto que sair de casa era uma aventura a ser conquistada. Juro pra vocês que senti muito, mas muito frio; mas foi registrando Nova York deserta, desoladora, congelada, que me apaixonei ainda mais por essa cidade. Acho que você também vai se apaixonar por este vídeo:

Bom, se em dois anos consecutivos nevou pra caramba, o que viria em 2015? O inesperado: o mês de dezembro deixou todos impressionados com uma onda de calor provocada por um El Niño na América do Sul. O resultado foi uma véspera de Natal histórica com 22°C, batendo o recorde de calor desde 1982. Apesar de um inverno com temperaturas amenas, tivemos direito a poucos e bons dias de neves e nevascas que deixaram grandes memórias para mim e para o local Artur – vocês não vão se arrepender nem um pouco em ler este post aqui!

De qualquer forma, esse confuso histórico de invernos em Nova York deixa somente uma certeza: saber se vai fazer frio ou não em certas épocas do ano é muito complicado. É preciso acompanhar as previsões diariamente para ter uma noção da tendência que os termômetros devem seguir. Minha dica é ficar de olho no Weather Channel e nos noticiários locais, como NY1,  ABC7, DNAinfo.

weather-channel
Reprodução do gráfico de temperatura média mensal do Weather Channel

Por enquanto, o pior ainda não veio, o inverno acaba de começar, mas uma coisa é certa: não é fácil o trabalho de um meteorologista em Nova York.

O que vestir?

Ao longo dos anos, eu meio que involuntariamente decretei a marcação de 10°C como base para escolher melhor que vestir. Na verdade, quando faz entre 15°C e 20°C, já não é mais calor em Nova York. Quando as temperaturas estão próximas dos 10°C, eu uso um casaco como os que a gente usa no Brasil e complemento com uma blusa mais encorpada por baixo, ou cachecol para cobrir o pescoço se tem muito vento. 10°C pra mim também é sinônimo de botinhas de inverno, confortáveis, daquelas que a gente cria laços afetivos de tanto bater perna.

Quando os termômetros marcam entre 10°C e 0°C, significa que você pode apostar mais nas camadas de roupa ou um casaco mais quente e, claro, mandar ver nas luvas, toucas e cachecóis. Quando está abaixo de zero, vale de tudo para se esquentar: meias térmicas e casacos mais longos, por exemplo. Se você não é grande fã de toucas, recomendo tapa-orelhas, que são bem fáceis de encontrar por aqui. Este ano, como fico bastante tempo filmando na rua, aderi à touca que tapa o rosto inteiro – é uma ótima alternativa se você não se importa muito com a aparência. Algumas lojas para você ter em mente para comprar casacos e roupas para o frio: TJ Max, Burlington, Century 21 e Uniqlo -especialmente pelas meias térmicas, calças e meias-calças. Minha mãe é muito fã das promoções online da Columbia, que também oferece ótimos casacos para o frio.

Botas de neve são boas para suportar o frio, mas indispensáveis somente se você pegar uma nevasca e a situação for a seguinte por dias:

A neve de verdade é assim. Atravessar a rua vira uma gincana na lama. #justnow #nyc #snow #instavideo

A post shared by Carol Petry Matzenbacher (@carolinapetry) on

Curiosidades e utilidades

Ao contrário do verão em Nova York, que é quente e úmido, o inverno é bastante seco e frio. No dia a dia, a gente sente a diferença. Os lábios e a pele ficam mega secos. Ou seja: manteiga de cacau (para mim, o melhor é Blistex), creme para mãos e rosto e hidratante corporal são recomendados no inverno. Quando está seco, ao pentear os cabelos, sinto os fios eletrizados! Outra coisa é que a falta de umidade pode gerar pequenos choques de atrito quando você abre uma porta e, às vezes, até quando você toca alguém. A Gabi conta que leva choque na porta do prédio diariamente às 6h30min quando sai pra academia no inverno. Bom pra acordar, né?

Links úteis relacionados:
:: Encontre seu hotel em Nova York com site Booking.com
:: Ganhe descontos em atrações com o CityPass
:: Alugue sua bicicleta para pedalar no Central Park

Advertisements

Carol Matzenbacher

Já morou em Indiana e Nova York, mas nunca perdeu o sotaque porto-alegrense e o bom humor. Em pouco mais de dois anos na cidade como jornalista freelancer, a Carol descobriu centenas de estranhos e desenvolveu mil e uma habilidades. Não necessariamente nessa ordem, ela é daquelas que produz, apura, filma, edita, desenha, anima e finaliza com uma pirueta tripla e um solo no violão. Você acompanha o trabalho dela por aqui, ou aos domingos, no programa Manhattan Connection.

Submit a comment

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s