11 coisas que aprendemos depois de levar muita neve na cara

Uma das memórias nítidas que nós temos de uma nevasca nos ocorreu quando estávamos caminhando pela cidade num dia de tempestade. Nós estávamos no centro do Columbus Circle quando cruzamos por um grupo de brasileiros coberto por neve e felicidade. “Isso aqui a gente só vai ver uma vez na vida” – um deles nos disse. De fato, quem estava nas ruas estava a procura de uma aventura. Para alguns, pode ser uma oportunidade única. Para os locais, o snow day e o dia após a nevasca são momentos para apreciar a simplicidade ao nosso redor.

Nós já passamos por muitos perrengues em incontáveis winter storms, e estamos aqui para compartilhar algumas dicas que só aprendemos depois de levar muita neve na cara.

Acompanhe a nevasca pelo nosso Instagram!

.

1. Antes de colocar o pé pra rua: prepare-se bem

257A2883

Meia-calça, calça de ginástica, calça térmica… Tudo e todos ao mesmo tempo são válidos para se proteger da neve antes de sair de casa. Em dia de nevasca, eu chego a usar dois casacões juntos para poder segurar o frio na rua. A minha recomendação é que você só coloque o pé pra fora se estiver devidamente preparado e consciente dos riscos de sair para a rua. A sua vida vai melhorar muito se você estiver vestindo meia-calça térmica, calça térmica e um bom casaco impermeável. Meias impermeáveis acompanhadas de botas para neve são essenciais para você suportar o frio e a neve nas ruas.


Aqui no NYlikealocal:
:: O que esperar, o que vestir e dicas para o inverno em NYC
:: Nova York: uma história de inverno
:: Qual a melhor estação para conhecer a Big Apple?
:: Veja como os locais aproveitama neve nos parques da cidade

2. Pare onde puder para se esquentar

img_20161108_114910

Os nossos locals já saíram para as ruas num dia de nevasca para registrar cenas da cidade coberta de neve em foto e vídeo. A verdade é que, a cada 20 minutos, nós parávamos em cafeterias, farmácias e lojas para se esquentar e se recompor. Várias das nossas paradas foram para comprar novas luvas, colocar saco plástico nos pés e por aí vai.

.

3. A sua luva pode ser sua maior inimiga

257A2871 copy

Não pense que as luvas de lã que você comprou em uma viagem na serra do sul do Brasil vão te tirar de uma fria. Muito pelo contrário! Quando está nevando pedado, as luvas de lã são um desastre, pois geralmente são permeáveis, e o tecido fica molhado quando a neve derrete. Ou seja, você vai ficar caminhando por aí com luvas molhadas e que vão congelar em volta da sua mão. Eu já passei por isso e não recomendo.

.

4. Saco plástico nos pés é permitido

257A2867

Quem aí concorda que um pé molhado é capaz de estragar um passeio? É importante usar meias térmicas (pelo mesmo motivo das luvas acima) e evitar o máximo o contato com a neve. Mesmo com botas de neve, durante ou após uma nevasca, você pode estar exposto a mais de 30cm de neve acumulados, imagine! Se você vai ficar pela rua por muito tempo, a sacola plástica nos pés é, sim permitida e recomendada.

.

5. Seus sapatos podem atrapalhar mais do você imagina

boots2

A Carol, uma das nossas locals, tinha recém chegado aos EUA para morar no estado de Indiana quando uma tempestade de neve comum cobriu a cidade. Num dia de neve, ela saiu de casa com botas de couro normais que comprou no Brasil. Eu não vou contar pra vocês quantos tombos ela levou tentando cruzar uma quadra. Os calçados que não são feitos para a neve não possuem antiderrapantes. Lembre-se de que a neve vira gelo, e que caminhar sobre ruas que mais parecem com pistas de patinação, tem grandes chances de não acabar tão bem.

6. Tape o rosto…

ezgif.com-video-to-gif (17).gif

Não tenha medo de ser feliz. A Carol experimentou a touca com viseira que tapa o rosto inteiro. Ela é impermeável e foi adquirida em uma dessas tendinhas de rua que a gente encontra pelos arredores da loja da Apple ou do Central Park.

.

7. E os olhos!

257A2861

Ok, este item pode ser um pouco exagerado, mas é comum ver gente andando pelas ruas com óculos de ski para proteger os olhos quando a neve está caindo de forma pesada. Issa é mais uma prova de que os americanos se entusiasmam muito com um dia de neve.

.

8. Pegar um táxi é uma cilada

img_20161108_123148

Eu já me atrasei feio para um teatro num dia de nevasca. A minha primeira ideia foi pegar um táxi. Por questões de extrema segurança, os carros circulam a velocidades muito baixas durante uma tempestade de neve – até mesmo porque o solo fica escorregadio com muita neve e gelo. Se estiverem abertos, os metrôs são a sua melhor opção para se locomover num dia de muita neve. Se o transporte estiver fechado, você não deve ficar pelas ruas.

.

9. As ruas não ficam desertas até o bicho pegar

img_20161108_122918

Nem todo mundo ganha feriado num dia de nevasca. Enfrentar uma tempestade de neve pode não ser uma aventura opcional. Pelas ruas da cidade, você vai ver muitas pessoas trabalhando para limpar as calçadas e o asfalto com carrinhos e pás. Enquanto os metrôs estão abertos, você vai ver gente transitando por aí.

.

10. É bom você tomar cuidado com equipamentos eletrônicos

IMG_4179

Sua câmera ou o seu celular podem ficar tão molhados num dia de neve quanto num dia de chuva. Tente tomar cuidado até mesmo com a bolsa ou mochila que você carrega seus equipamentos eletrônicos, pois podem não ser permeáveis, e os danos podem ser irreversíveis. Forrar tudo com sacolas plásticas é sempre uma alternativa – ouvi dizer que é comum colocar o celular dentro de um saco zip lock.

.

11. Respeite os horários dos transportes públicos

IMG_0666

Num dia de neve, é comum a cidade bloquear o tráfego de carros e paralisar o transporte público se a situação da neve for além do limite de segurança. Volte para o hotel ou para casa com algumas horas de antecedência se ouvir que tudo vai parar. Senão você vai passar o resto do dia ou da noite sem voltar pra casa e isso pode estragar o que até então era brincadeira.É melhor contar com o juízo do que com a sorte num dia de nevasca. Afinal, a sorte já está em ver uma neve dessas de perto.

Advertisements

NY Like a Local

Somos quatro brasileiros compartilhando a experiência de viver em Nova York. Todos os dias, descobrimos algo novo nesta cidade. Vamos ajudar você a não perder tempo com dicas furadas, para viver a cidade do jeito que ela deve ser. Como um local. Like a local!

Submit a comment

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s