Sushi Inoue: a primeira estrela Michelin do Harlem

Para ser listado com três estrelas, o máximo da classificação Michelin, um restaurante precisa de quase um milagre. Isso significa que uma estrela já é digna de muito respeito. O Harlem, extremo norte de Manhattan, um bairro nem tão glamuroso como o resto da ilha, acabou de receber a primeira estrela na história graças ao restaurante Sushi Inoue.

Primeira coisa a ser dita – e essa vale para qualquer restaurante como base em Nova York: reserve com alguns dias de antecedência; os melhores lugares geralmente são mais requisitados.

received_10154632085720509
Degustação de Uni: à esquerda, o peixe vem da Califórnia; à direita, de Hokkaido, Japão

Segundo: o restaurante não serve nenhum tipo de álcool (por opção ou por ainda não possuir licença), então se desejar beber cerveja, saquê, vinho, champanhe, uísque, já sabe: compre antes e leve – eles permitem BYOB – bring your own bottle.

A experiência só se torna completa ao sentar-se no bar, de frente para o chef Shinichi Inoue. Apesar de ocupado, em meio a um corte e outro, ele sabe exatamente do que seus clientes precisam e a hora que precisam. A escolha de pratos também é feita por ele: o cardápio “Omakase” que significa “Confie em mim” entrega tudo o que é de melhor para o cliente, desde a seleção dos ingredientes até a qualidade e o preparo.

received_10154632085955509
Lagosta ao vapor: o prato demora 4 horas para ser preparado
received_10154632085995509
O-toro: sushi preparado da parte mais nobre e mais gorda do atum – a mais venerada entre os japoneses

O cardápio conta com pratos quentes e frios, sopas, peixes e frutos do mar. Passando por peixes de Okinawa e Hokkaido, camarão canadense, atum da Espanha e ostras e lagostas da Costa Oeste, dá pra se ter uma noção da ampla variedade da cozinha típica japonesa, com receitas originais mas ao mesmo tempo tradicionais. Não é à toa que o restaurante conseguiu ser listado entre os melhores da cidade. Apesar disso, sem perder a humildade, o chef – como se contasse um segredo baixinho em japonês – demonstra sua sabedoria no assundo: “eu sabia o que era necessário para alcançar.”

received_10154632085845509
Variedade de sashimi

Mas, como tudo na vida, essa visita também tem seus altos e baixos. A única parte que pode aterrorizar a visita antes mesmo de estar na mesa é o… preço. A opção Omakase mais barata custa 200 dólares e a opção mais especial custa 250 dólares por pessoa. A conta, incluindo impostos e a famosa gorjeta pode ultrapassar fácilmente os 650 dólares em duas pessoas.

Para não fechar a matéria com o gosto salgado no cartão de crédito, a próxima foto é realmente a impressão doce que fica: provavelmente a melhor refeição de culinária japonesa que você terá na vida.

received_10154632086065509
Sobremesa: bolo de morango em 12 camadas e panna cota de chá-verde

Capa: chef Shinichi Inoue

Advertisements

Artur Gelumbauskas

Artur Gelumbauskas é paulistano orgulhoso da cidade onde viveu por 27 anos. Em Nova Iorque desde 2012, sua principal ocupação é a carreira em Wall St. Além disso, é músico (baterista), fotógrafo e tradutor. Como hobby, sempre viaja o Estado em sua moto e documenta tudo com suas lentes. Agora, também vai ajudar o nylikealocal.com compartilhando suas experiências! ////////// Artur Gelumbauskas is Brazilian proud of his Sao Paulo City where he lived for 27 years. In New York City since 2012, his main occupation is his career in Wall St. Besides that, he is a musician (drummer), photographer and translator. As a hobby, he is always travelling the state in his motorcycle and documenting everything through his cameras. Now it is time to help nylikealocal.com and share his experiences!

Submit a comment

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s